
Lá s foi mais uma aulinha.... mas desta vez foi uma aula teórica! A professora falou de varios aspectos importantes, tais como os materiais de apoio ao ensino (power point, acetatos, videos, slides,...); tipos de programas; metodologias de ensino; programas de simulaçao, entre outros aspectos.
A professora também referiu tópicos para reflexão:
Á procura de uma identidade....
( sobre o conceito de "tecnologia educativa")
===> Periodo Formativo
> O audiovisual emerge como disciplina;
> Os materiais audiovisuais sao vistos como ajuda ao professor;
> A investigação aparece como incipiente ou quase inexistente;
===> Periodo da Consolidação
> O audiovisual afirma-se cada vez mais como disciplina;
> Reconhecimento do potencial dos audiovisuais como ferramenta de ensino;
> Proliferaçao de objectivos de ensino;
> Relaçao entre precepção e retenção de informação;
> Ênfase no trabalho do professor;
===> Periodo do Pós-Guerra
> Aplicação de principios da disciplina da aprendizagem (Behaviorismo);
> Desloca ênfase do professor para o "comportamento" do aluno e especialmente o reforço desse comportamento;
> Ensino programado;
Em suma, nesta aula foi abordado a problemática das tecnologias da educação; clarificou-se conceitos, tais como, tecnologias, tecnologias, tecnologias da educação, tecnologias em educação); os principais períodos da evolução do uso das tecnologias para fins educativos, da década de 20 ao período do Pós-Guerra ( principais influências, personalidades, contributos,...)
Sem comentários:
Enviar um comentário