
Papert é um dos autores fundamentais do mundo dos computadores na educação.
Participou activamente no movimento anti -apartheid. Estudou na Universidade de Cambridge onde desenvolveu um trabalho de pesquisa em Matemática de 1954 a 1958, disciplina sobre a qual incidiu o seu doutoramento e a sua actividade docente.
Trabalhou com Jean Piaget na Universidade de Genebra de 1958 a 1963. Esta colaboração levou Papert a usar a matemática para compreender como as crianças aprendem e pensam.
No início da década de 60 fundou o laboratório de Inteligência Artificial com Marvin Minsky , sendo actualmente o director do mesmo.
Em 1967 inventou a linguagem de computador "Logo", desenvolvida especialmente para fins educativos. Baseada na metáfora "ensinar a tartaruga". Foi o primeiro e mais importante esforço para dar às crianças o controle das novas tecnologias.
No início dos anos 80 definiu a teoria chamada "Constructionism", baseada no trabalho de Jean Piaget, John Dewey e Maria Montessori.
Em 1985 ajudou a fundar a "Media Arts and Sciences Program " no MIT Media Laboratory.
Trabalhou com crianças e computadores na África, Ásia e América, em cidades e subúrbios, em quintas e no mato. Trabalhou com crianças ricas e pobres, com filhos de pais letrados e filhos de pais analfabetos. No entanto, estas diferenças parecem não ter importância. Em todo o lado, com poucas excepções, viu o mesmo brilho nos seus olhos...
Cultiva as mais diversas extravagâncias, desde as habilidades de circo, à confecção de croissants, passando pela nomenclatura das flores.
Seymour Papert é um comunicador nato!
1 comentário:
Bom resumo sobre o Grande Papert. Estou neste momento a pesquisar sobre Papert e as Civilizações, onde esteve o que fez por todo o Mundo, começando na África do Sul, passando pelos EUA, Suiça, Inglaterra Costa-Rica, Brasil e Vietnam. Um homem do Mundo que para o Mundo trabalha, um ser fascinante que vÊ nas crianças seres capazes de aprender e fazer.
Enviar um comentário